segunda-feira, 20 de julho de 2009

IDÉIAS DE AUTORES QUE SÃO FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DO “SER PROFESSOR”



EDGAR MORIN : Para aprender, os problemas do cotidiano do aluno devem estar incorporados ao currículo e a interligação dos conhecimentos. Só quando sai da disciplina e consegue contextualizar que ele vê ligação com a vida.





PAULO FREIRE : O conhecimento não se transfere, se constrói.


ANTÔNIO NÓVOA: Lida com a expressão professor/ reflexivo. Refere-se ao professor que pensa sobre sua prática, que elabora o seu saber docente em cima dessa prática.



TÂNIA B. I. MARQUES : Salienta a importância das relações entre o ensinar e o pesquisar. É a pesquisa que permite ao professor aprender e ter condições de ajudar o seu aluno a aprender.


PHILIPPE PERRENOUD : Os professores continuam aprendendo como exercer sua profissão ao longo da carreira do magistério, pois sua aprendizagem profissional não encerra no curso de licenciatura.


As idéias dos autores acima relacionados, são fundamentais para contribuir na construção / formação do “Ser Professor”. No contexto atual, diante de nossa prática docente, colocamos em ação as teorias apresentadas: O aluno realmente aprende quando contextualizamos os conteúdos do currículo escolar aproximando-os do seu cotidiano. O educando constrói o seu conhecimento a partir dos desafios que propomos, das experiências que realizam ... por exemplo, a descoberta das cores secundárias, terciárias ... O professor que reflete sobre sua prática, compreende os conhecimentos, reelabora-os para assim ensinar. A pesquisa possibilita ao professor auxiliar seu aluno a desenvolver sua capacidade para a construção de um ser humano contextualizado, pois o professor aprende e tem condições de ajudar o discente a aprender. Para ser um professor no contexto atual, tem que saber administrar sua própria formação profissional, ir além de sua licenciatura, buscar atualizações, manter-se contextualizado.

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